CAMPEONATO DE JUNIORES DA ZONA NORTE 2020
A prova decorreu em Viseu, mais concretamente no Pavilhão do Fontelo, sendo da responsabilidade da Associação de Judo do Distrito de Viseu. O torneio começou a horas e não foram registados contratempos, o que abona a qualidade da organização.
A AD Judo Force apresentou-se com seis atletas, tendo-se alcançado os seguintes resultados:
Nuno Oliveira (73kg) – Campeão Zonal
Eduardo Silva (81kg) – Campeão Zonal
Diogo Silva (66kg) – Vice-campeão Zonal
Nickolas Figueiredo (100kg) – Vice-campeão Zonal
Ivo Santos (55kg) – 3º Classificado
Pedro Valentim (60kg) – 3º Classificado
Há alguns aspectos a realçar. Em primeiro lugar, verificar-se que foi atingido o pleno. Ou seja, todos os atletas tiveram medalhas ao pescoço. O “pecúlio” para o medalheiro poderia ter sido ainda maior, isto se as duas meninas inicialmente inscritas tivessem subido ao tapete. Com efeito, a Iracema Manarte e a Joana Carvalho não entraram em cena. Quanto ao Ivo e ao Pedro, estes são ainda cadetes, tendo sido esta a primeira vez que participaram num torneio de juniores, e no qual se comportaram muito bem. Cada um deles perdeu apenas um combate, o suficiente para impedir o acesso à final das suas categorias de peso. E por se falar em peso, no caso do Ivo foi também a sua estreia nos -55kg. Quanto ao Diogo, pese embora tenha realizado uma prova exemplar, ainda não foi desta vez que conseguiu superar o seu já bem conhecido adversário, que mereceu a vitória de forma justa. O Nuno, atormentado com o que “comeu e deitou fora”, fez uma prova absolutamente impressionante, o mesmo sucedendo com o Eduardo que, de forma clara, se afirma cada vez mais como a principal referência dos juniores da região nos -81kg, explanando um Judo forte do ponto de vista físico, tático e técnico. Por fim, não menos importante, registar o contributo do Nickolas que representou muito bem o nosso clube, não atingindo o primeiro lugar do pódio pela simples razão de o ter disputado com o experiente Rodrigo Boavida, Campeão Nacional em título dos -90kg, que desta vez resolveu ir fazer “uma perninha” na categoria superior.
O desempenho de todos os atletas demonstrou que a “pandilha” está coesa e apresenta óptimos níveis de competitividade, estando por isso disponível para uma intensificação do plano de treino com vista ao Campeonato de Apuramento Seleção de Juniores que se vai realizar daqui a quinze dias. Está assim de parabéns o professor Pedro Pinheiro que os acompanha diariamente e que, como tem sido seu hábito, não deseja “emplastrar” as fotos de grupo no final das competições, tal como nesta mais uma vez se constata. Agradecemos aos pais que decidiram apoiar os filhos neste torneio, bem como aos nossos apoiantes e patrocinadores C.M. Porto, Multiservices, JTM Group, F2car.com e Muti.